Série: Jesus e os dez mandamentos

Introdução a série

Publicado em 20/09/2022 às 01h20

Introdução à série | Muitos perguntam: por que é importante estudar os dez mandamentos? A Lei ainda é necessária? Essa e outras perguntas serão respondidas ao longo dessa série de estudos. Baixe aqui a revista, as lições em PDF. Tudo de forma gratuita!

539 visualizações

13. O Deus do Amor

A Lei de Cristo, a lei do amor | Série: Jesus e os dez mandamentos

Publicado em 20/09/2022 às 01h05

Vocês perceberam ao longo do estudo como é impossível cumprir os dez mandamentos? Quanto mais nos aprofundamos no espírito da Lei e percebemos o que ela espera de nós, mas pecadores nos sentimos (Rm.3:20). É assim que a Lei nos leva ao Evangelho da graça. Nos condena de tal forma que tudo o que precisamos para nos defender é de um advogado, um mediador, um Salvador (Gl 3:24; At 13:39; Hb 9:15). E assim somos levados a Jesus, só ele oferece perfeita obediência a Lei (Rm 7:24). A Lei nos leva a Cristo?

271 visualizações

12. O Deus da provisão

X – Não cobiçarás | Série: Jesus e os dez mandamentos

Publicado em 20/09/2022 às 01h01

Nosso Pai deseja ter conosco uma comunhão profunda. Todavia, quando não desejamos viver esta experiência íntima e pessoal com ele, não buscando a sua companhia, não ouvindo a sua voz, ele pode nos parecer distante e indiferente, e tudo em nossa vida pode soar simplesmente como destino e acaso. A falsa ideia de que Deus não se importa conosco é o ambiente perfeito para a cobiça. É sobre isso que trata o décimo mandamento: não reconhecer e não confiar na provisão divina, de forma íntima e pessoal, buscando no outro aquilo que Deus não planejou para nós. O que é a cobiça?

246 visualizações

11. O Deus da verdade

IX – Não dirás falso testemunho contra seu próximo | Série: Jesus e os dez mandamentos

Publicado em 20/09/2022 às 00h55

Desde o princípio a grande luta de Deus tem sido contra o diabo, o pai da mentira (Jo 8:44). Satanás odeia a verdade (Jo 3:20). Ele é caluniador, difamador e falso acusador, ele é tudo que este novo mandamento rejeita. O Deus da aliança odeia os mentirosos, mas ama as pessoas sinceras e verdadeiras (Pv.12:22). Ele diz: “minha maior alegria é ouvir que meus filhos andam na verdade” (3Jo 1:4). O cristão vive a verdade, fala a verdade, ama a verdade, “se alegra com a verdade” (1Co 13:6). Assim, “Não mentirás”. Não apenas a mentira no tribunal, mas todas as formas de mentira, seja em casa, no trabalho, na igreja, na sociedade, enfim, a falta da verdade, as meias-verdades e até a omissão da verdade. 

235 visualizações

10. O Deus da ordem e da justiça

O Deus da ordem e da justiça | Série: Jesus e os dez mandamentos

Publicado em 20/09/2022 às 00h50

O ser humano em geral tem o desejo de possuir e controlar coisas. Ele deseja, por exemplo, adquirir um imóvel e poder usá-lo, alugá-lo, vendê-lo, doá-lo ou trocá-lo. Essa liberdade com os bens é conhecida como direito de propriedade. Numa sociedade onde não há proteção jurídica e legal sobre a propriedade, prevalece o conflito, o caos e a violência. Um sentimento permanente de medo, insegurança e injustiça. Por isso, Deus estabelece uma ordem e nos alerta para jamais a violarmos (Dt 16:18-20). Roubar inclui todo tipo de desonestidade que visa tomar do outro aquilo que lhe pertence. Você já foi roubado? O que sentiu? 

258 visualizações

09. O Deus da fidelidade

VII – Não adulterarás | Série: Jesus e os dez mandamentos

Publicado em 20/09/2022 às 00h45

O casamento, segundo o coração de Deus, é uma aliança de amor e fidelidade, criada e abençoada por Deus (Gn.1:27-28), onde um homem e uma mulher se unem, tornando-se uma só carne, para toda a vida, com a finalidade de constituírem uma nova família, gerando e criando filhos nos caminhos do Senhor (Gn.2:18-24). “Digno de honra entre todos seja o matrimônio” (Hb 13:4). É impossível entender a dimensão do pecado do adultério sem entender antes o casamento e o sexo como os maiores presentes de Deus para a humanidade. Por isso, este sétimo mandamento não é apenas sobre traição, mas sobre todo o mal causado quando o ser humano rompe o padrão divino  para o matrimônio e o sexo. 

235 visualizações

08. O Deus da vida e da paz

VI – Não matarás | Série: Jesus e os dez mandamentos

Publicado em 20/09/2022 às 00h38

Deus criou o homem e concedeu a ele domínio sobre todos os seres vivos (Gn 1:26-28). Porém, esse domínio não se aplica ao ser humano. Um ser humano não tem domínio sobre outro ser humano! Por quê? 

214 visualizações

07. O Deus da honra

V – Honra o teu pai e a tua mãe | Série: Jesus e os dez mandamentos

Publicado em 20/09/2022 às 00h31

Deste quinto mandamento em diante, Deus muda a ênfase do relacionamento com Ele, para o relacionamento com o próximo. A aliança começa no amor a Deus, porém, esse amor se manifesta nas relações humanas (Rm.13:9). Por que Deus começa tratando do amor, com os pais? 

279 visualizações

06. O Deus digno de adoração

IV – Lembra-te do dia do sábado para o santificar | Série: Jesus e os dez mandamentos

Publicado em 20/09/2022 às 00h23

Depois de falar sobre a quem adorar, como adorar e por que adorar, no quarto mandamento Deus orienta o seu povo a separar um dia da semana para a adoração à Ele. 

260 visualizações

05. O Deus santo

III – Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão | Série: Jesus e os dez mandamentos

Publicado em 20/09/2022 às 00h15

O nosso testemunho tem como objetivo revelar o verdadeiro caráter de Deus ao mundo. Esse é o foco deste mandamento: o povo da aliança deve viver de tal forma que revele a verdadeira essência de Deus expressa em seu nome. Que Deus é esse? Qual o seu nome? 

350 visualizações

04. O Deus incomparável

II - Não farás para ti imagem de escultura | Série: Jesus e os dez mandamentos

Publicado em 20/09/2022 às 00h06

 Depois de falar da adoração ao Deus certo, agora o segundo mandamento vai falar sobre a adoração da maneira certa, da forma que o próprio Deus ordenou. Tudo o mais é falsa adoração! Uma adoração que deve ser “em espírito e em verdade” (Jo 4:24). Qual o problema da imagem?

279 visualizações

03. O Deus o único e verdadeiro

I Não terás outros deuses diante de mim | Série: Jesus e os dez mandamentos

Publicado em 20/09/2022 às 00h00

Este é o primeiro mandamento da aliança. Ele estabelece a base para todos os demais. E Deus nos pede exclusividade, nos pede tudo! Quem é este Deus? Por que eu devo adorá-lo? Posso confiar Nele? 

301 visualizações

02. Os dez mandamentos

Uma aliança com Deus | Série: Jesus e os dez mandamentos

Publicado em 19/09/2022 às 23h51

Três meses depois dos israelitas terem saído do Egito eles chegaram ao deserto do Sinai e ali acamparam. Quando Moisés sobe ao monte para orar, Deus propõe ao povo, por intermédio dele, uma aliança (19:1-3). Deus argumenta: “Vocês viram o que fiz aos egípcios e como trouxe vocês a mim?” (v.4). E propõe: “Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações.” (v.5a). Moisés transmite a mensagem aos líderes de Israel e todo o povo responde em uma só voz: “Vamos fazer tudo que o Senhor ordenou” (v.8;24:7). O que fez o povo aceitar a aliança?

284 visualizações

01. Jesus e a Lei

O Evangelho de Jesus e a Lei de Moisés | Série: Jesus e os dez mandamentos

Publicado em 19/09/2022 às 22h58

Depois de revelar que somos “bem-aventurados” (v.3-12) e que devemos viver como “sal da terra” e “luz do mundo” (v.13-16), Jesus abre uma nova sessão do seu sermão com diversas questões práticas a este respeito (v.17-48). É interessante observar que estes ensinos serão extraídos da própria Lei de Moisés: “Assim vos diziam os antigos”. Entretanto, Jesus desejava ensiná-los a partir de uma nova abordagem: “Eu, porém, lhes digo”. O que Jesus desejava mudar? Havia algo de errado com a Lei? Algo a acrescentar? Jesus vai esclarecer três questões fundamentais a este respeito...

453 visualizações

Série - A busca da felicidade em Cristo - para Pequenos Grupos (PGM)

Série adaptada para estudos de pequenos grupos

Publicado em 24/04/2022 às 08h50

A série de estudos "A busca da felicidade em Cristo", inicialmente adaptada para lições da Escola Bíblica, agora foi readaptada para pequenos grupos e estudos nos lares. 

497 visualizações

22. Um caráter edificado sobre a Rocha

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h53

Introdução | Ao encerrar o Sermão do Monte, Jesus apresenta uma parábola que resume o posicionamento de seus ouvintes em duas categorias: os que irão praticar os seus ensinos e os que não irão praticar. Para os praticantes, uma verdade recebida de uma forma que foi capaz de provocar mudança de vida (Mc 4:3-9). Uma fé forte o bastante para resistir as tempestades da vida, aos dias difíceis, algo enraizado em nós, uma base sólida capaz de nos fazer perseverar sob qualquer circunstância, na certeza de que Ele é a nossa fortaleza, a nossa rocha. Como ter esse caráter inabalável?

337 visualizações

21. Sal e luz, um caráter que flui de Deus

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h50

Introdução | Jesus afirmou: "Vós sois a luz do mundo". Mas também disse: "Eu sou a luz do mundo". O crente só funciona como "luz do mundo" porque sua fonte é Jesus, "a luz do mundo". Recebemos a luz e fomos feitos luz. Fomos transformados naquilo que Ele mesmo é. É essencial não nos esquecermos destes dois aspectos. Quando cremos no Evangelho recebemos luz. E agora refletimos esta luz, somos “filhos da luz” (Ef 5:8). Tudo que Deus nos pede Ele nos deu primeiro! A essência de Deus é se doar primeiro (1Jo 4:10). Um ciclo de paz, de verdade, de amor, que começa Nele, que preenche o nosso espírito, através do seu Espírito, e que se volta para Ele. O cristão recebeu perdão e perdoa facilmente, recebeu cura e deseja curar. Foi abençoado e deseja abençoar! Ele recebe de Deus e deseja compartilhar com seu igual e, Deus lhe dá mais ainda. Um ciclo onde cresce aquilo que você mais alimenta (Mt 13:12; Lc 8:18). 

437 visualizações

20. Sal e luz, um caráter que revela Cristo

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h47

Introdução | O bem-aventurado possui o caráter de Cristo. E assim como o sal que dá sabor ao alimento, e a luz que ilumina a escuridão, esse caráter é percebido pelo mundo, inclusive a ponto de incomodá-lo, porque revela o seu pecado. Mas Jesus nos alegra explicando que esse ódio e essa perseguição são naturais aos filhos de Deus porque assim também fizeram com Ele e com os profetas antes de nós. Jesus nos pede para não revidarmos, mas para pagarmos o mal com o bem, buscando influenciá-los a ponto que possam perceber o Seu amor em nós e desejem conhecê-Lo. Este é o sentido principal de “ser sal e luz”: um cristão que precisa viver de uma forma que revele Cristo ao mundo (Lc8:17; Mc 4:22). É acreditar no poder do Evangelho para salvar e transformar o perdido. É acreditar que tudo o que Jesus fez em nós, Ele pode fazer através de nós, no outro. Ser feliz é fazer o outro feliz, no sentido mais amplo do amor, a salvação de sua alma. Quanto mais cristãos verdadeiros, mais felizes seremos. Esse é o plano de Deus (Rm 8:29). Toda a criação em louvor e glória ao Criador (Sl 98).

320 visualizações

19. Porque grande é a recompensa nos céus

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h41

Introdução | Quando buscamos imitar a Cristo as perseguições são inevitáveis. Porém é aí que reside a glória de toda a nossa situação. Se porventura formos convocados a sofrer por Jesus é porque o caminho que estamos trilhando nos levará de volta para Ele. A convicção de que temos em nosso coração Aquele que é maior que tudo e todos (1Jo 4:4). Você é perseguido?

583 visualizações

18. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h38

Introdução | Chegamos à última bem-aventurança e é como se Jesus dissesse: "O prêmio por fazerem conforme tenho ensinado é a perseguição". Pode parecer desanimador e triste, mas a verdade é que todos que desejam ser semelhantes a Cristo serão perseguidos (2Tm 3:12). Tudo começou no Éden e perdura até hoje (1Jo 3:11-12). A história da igreja e os relatos bíblicos nos mostram que muitos cristãos foram odiados. Os apóstolos em geral tiveram mortes cruéis oriundas de perseguição. Por que esse ódio?

492 visualizações

17. Porque serão chamados filhos de Deus

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h30

Introdução | A verdadeira paz exige uma guerra constante contra os nossos verdadeiros inimigos. Aqueles que afligem a nossa alma. Por isso, Jesus vem provocando uma mudança interior profunda e definitiva dentro de nós. Assim, as circunstâncias da vida não poderão roubar a nossa paz. Uma paz que está além do visível, que se alimenta na fé, na esperança e no amor. Jesus tem nos ensinado a ter fé. Na incredulidade, somos inimigos de Deus e vivemos sem proposito porque ignoramos o nosso criador (Cl 1:21-23). Na desobediência, somos inimigos de nós mesmos, porque vivemos na própria pele as consequências do pecado (Gl 5:19-21). Escravos do medo, da culpa, da desesperança. No desamor somos inimigos uns dos outros, nos ferindo mutuamente (Tt 3:3).  O pacificador reestabeleceu a sua paz com o seu criador, consigo e com o seu igual. Ele ama a Deus, ama a si mesmo e ama o outro. Ele é um reconciliador porque Deus se reconciliou com ele (2Co 5:18-20). Ele busca a luz porque Deus o livrou das trevas (1Pe 2:9). Ele ama porque Deus o amou primeiro (1Jo 4:19). Ele tem a imagem do Pai! Ele tem o caráter do Irmão! O Espírito habita nele! Ele tem o DNA de Deus! Você se sente filho e herdeiro de Deus?

284 visualizações

16. Bem-aventurados os pacificadores

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h26

Introdução | O pacificador está em paz com Deus. Ele confia Nele, em Seu propósito, em Sua vontade, e tem com Ele uma amizade acima de todas as circunstâncias. Ele descansa debaixo das asas do seu Criador e deseja juntar todos os seus irmãos neste lugar de paz, assim como Jesus deseja (Lc 13:34). Você tem prazer no resgate do perdido? O momento do apelo te emociona?

342 visualizações

15. Porque verão a Deus

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h22

Introdução | Jesus está tratando o nosso caráter, purificando o nosso coração. Tirando a escuridão da nossa alma e mudando a nossa forma de enxergar o mundo (Mt 6:21-23). Agora, quando olhamos para a natureza, para o mar, para as estrelas, para o ser humano, quando olhamos para a criação, não conseguimos mais deixar de ver nela a marca de Deus (Sl 19:1). Não conseguimos mais deixar de ver Jesus em cada pessoa necessitada. De perceber na dor, no sofrimento, na angústia, o quanto precisamos do amor de Deus (Mt 25:40). Assim, como  não conseguimos mais deixar de ver em cada ato de desamor e divisão, seja nosso ou de nosso semelhante, a falta do agir do Espírito Santo de Deus no coração do homem. Os nossos olhos foram abertos, Jesus está nos transformando, nos santificando, nos preparando para estar na presença de Deus. A sua forma de olhar o mundo mudou após sua conversão?

277 visualizações

14. Bem-aventurados os puros de coração

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h13

Introdução | O puro de coração nasce do “choro” daquele que tomou consciência do pecado e suas consequências. Os seus olhos foram abertos e ele pode perceber sua natureza, sua vontade corrompida. Ele está arrependido porque encheu o seu coração de coisas que para Deus não tem valor e agora ele deseja limpar seu coração de tudo que o afasta de Deus. O que nos afasta de Deus?

472 visualizações

13. Porque obterão misericórdia

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h08

Introdução | Ser aceito, ser perdoado, ser amado, apesar de minhas falhas, é o que eu mais preciso de Deus (Rm 7:24). Sem a Sua misericórdia eu estaria condenado, na escuridão do reino de Satanás. Mas Ele me resgatou das trevas, me trouxe para o reino do seu querido Filho (Cl 1: 13). Eu estava sujo, fraco, ferido, perdido, era Seu inimigo, mas Ele me amou e agiu em meu favor, não me castigando conforme eu merecia (Sl 103:8-10). Como Deus é misericordioso! Ele não me julgou, mas me ajudou, para que eu tivesse tempo de me arrepender, de aprender, de mudar, de me transformar segundo a imagem de Seu amado filho. E Jesus agiu da mesma forma. Mostrando amor aos fracos e dando forças aos desanimados, como havia sido profetizado (Is 42:3). Ele não veio para condenar o mundo, mas para salvá-lo (Jo 3:17). Jesus não veio humilhar o pecador, mas convencê-lo a abandonar sua vida de pecado (Jo 8:11). Você é misericordioso(a) ?

293 visualizações

12. Bem-aventurados os misericordiosos

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h00

Introdução | Jesus vem nos socorrendo em nossa miséria.  Nos sentamos à mesa com Ele e estamos saciados, nos sentindo aceitos, perdoados e amados. Será que este filho está disposto a compartilhar tudo que recebeu do Pai com seus irmãos? Certamente sim! Quando Jesus transforma nosso caráter, algo extraordinário acontece em nossos relacionamentos. É o Espírito Santo operando, nos ajudando, nos enchendo de gratidão e disposição (Sl 30:11-12; 116:12). O salvo deseja salvar, o curado, curar, o liberto, libertar.

544 visualizações

11. Porque serão saciados

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 13h33

Introdução | O faminto é convidado a sentar-se à mesa com o Pai (Mt 11:28). A ocupar um lugar de honra como filho e herdeiro de Deus (Gl 4:6-7; Jo 1:12). Ele está sendo saciado com o caráter de Cristo. Seu coração está cheio de fé, na esperança de que pode amar com o amor de Jesus. Ele está buscando a justiça de Deus e todas as demais coisas lhe estão sendo acrescentadas. 

 

318 visualizações

10. Bem-aventurados os que tem forme e sede

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 13h08

Introdução | A “fome e sede” descrita aqui só é possível àqueles que entenderam que sua real condição espiritual é miserável (Rm 7:24; Ap 3:17). E ao se reconhecerem perdidos, pecadores e doentes, percebem sua real necessidade de Cristo (Mc 2:17; Lc 18:9-14). O primeiro passo para a cura é reconhecer que estamos doentes! Qual a sua condição espiritual? 

272 visualizações

09. Porque herdarão a Terra

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 13h02

Introdução | A promessa desta terceira bem-aventurança é para aqueles de desistiram de lutar contra seu semelhante pelos tesouros desta Terra, desistiram de serem “donos” do mundo. Para aqueles que entenderam que o Criador deseja que suas criaturas desfrutem de toda a criação em harmonia. Para aqueles que não querem viver relacionamentos baseados no domínio, na imposição, na competição, no confrontamento e desejam viver relacionamentos saudáveis, amando e cuidando de tudo que Deus criou e ama. Você ama tudo que Deus ama?

310 visualizações

08. Bem-aventurados os mansos

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 12h58

Introdução | Nessa terceira bem-aventurança Jesus vai nos pedir para olhar “para o lado”, para o outro. Uma necessidade de entender que Deus ama toda a Sua criação, um amor plural, um Pai que não é “meu”, mas é “nosso” (Mt 6:9-13). Jesus está falando com aqueles que se sentem filhos únicos de Deus e alvos exclusivos de Seu amor. Aqueles que se sentem maiores, mais dignos ou superiores que os outros. Quem é o meu próximo?

365 visualizações

07. Porque serão consolados

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 12h46

Introdução | A promessa da segunda bem-aventurança é para aqueles que se consideram sujos e miseráveis diante de Deus (Sl 51:6-7, Rm 7:18-24). Para aqueles que lutam arduamente para renunciar a sua própria natureza. Não simplesmente pela obediência em si, mas porque entende na disciplina do Pai a proteção, o cuidado e o amor Dele, nos ensinando a viver uma vida plena. Para aqueles que buscam o perdão em Cristo, porque sabem que ao ocultarmos ou encobrirmos nossos pecados, esse silêncio oprime nossa alma e nos deixa doentes (Sl 32). Mas, na confissão sincera, Cristo nos purifica de todo mal (1 Jo 1:9). Ele nos envia o Espírito Santo que nos ajuda, nos consola e nos fortalece. Quem é o Espírito Santo?

363 visualizações

06. Bem-aventurados os que choram

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 17/04/2022 às 20h52

Introdução | Ao “que chora” é revelado que o grande Deus onipotente é também o santo Deus onisciente. O Todo-poderoso habita num “alto e santo lugar”, mas também pode habitar dentro de nós de forma íntima e pessoal (Is 57:15). Ele conhece todos os nossos pensamentos, sendo impossível se esconder de Sua presença (Sl 139:1-5,7,14). Mais do que isso, Ele deseja que sejamos santos, como Ele é santo (1 Pe 1:15-16). Essa fé o leva a um profundo desejo de que Deus retire dele tudo aquilo que O desagrada, que possa impedi-lo de estar em Sua presença (Sl 139:23-24). Ele deseja viver em santidade, mas descobrirá em seu próprio umbigo o seu maior inimigo. Que inimigo é esse?

 

362 visualizações

05. Porque deles é o Reino dos céus

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 12/04/2022 às 10h31

Introdução | A promessa da primeira bem-aventurança separa aqueles cujo propósito de vida está na Terra ou nos Céus. Tudo que se segue está relacionado ao reino onde Cristo é o Senhor. Uma nova forma de pensar, de sentir e de agir. Quais são os tesouros que você mais aprecia? Eles estão na Terra ou nos Céus? São passageiros ou eternos?

321 visualizações

04. Bem-aventurados os humildes de espírito

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 12/04/2022 às 10h30

Introdução | Esta primeira bem-aventurança nos chama a refletir: Quem eu sou diante de Deus? A forma como você se relaciona com Deus definirá a sua relação consigo mesmo e com o outro. Sua resposta vai revelar a medida da sua fé. Pois “sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que Ele existe...” (Hb 11:6). E, mesmo sem vê-Lo (Hb 11:1), crê que Ele “é o único Senhor” (Mc 12:29). Quanto mais fé, mais humildes de espírito seremos.

584 visualizações

03. Introdução às bem-aventuranças – o destinatário

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 12/04/2022 às 10h29

Introdução | O que motivou aquelas pessoas a ouvirem Jesus? Quais eram seus anseios, dilemas e dores? O mestre está tratando o caráter de seus ouvintes e consequentemente a forma como eles devem se relacionar com Deus, consigo mesmo e com o seu igual. Ele nos mostra as reais consequências de nossas escolhas num mundo rodeado de possibilidades e incertezas. Ele quer nos ajudar a superar as nossas crises mais profundas:

298 visualizações

02. Introdução às bem-aventuranças – a mensagem

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 12/04/2022 às 10h27

Introdução | O mensageiro dispensa apresentações, afinal, Jesus, o filho de Deus, está falando sobre a felicidade de sua criação, mais do que isso, ele vem ser a própria mensagem viva. Contudo, há algumas particularidades sobre a mensagem que podem nos ajudar a compreendê-la melhor...

554 visualizações

01. Introdução às bem-aventuranças – o tema

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 12/04/2022 às 10h23

Sermão do Monte

Introdução | O texto bíblico que vamos estudar nesta série é a primeira parte do Sermão do Monte (5:3-16). Nele, o próprio Jesus, vai nos apresentar o conceito divino de felicidade. Ele nos chama a refletir sobre tudo aquilo que deseja de nós como cidadãos do Seu Reino. Uma das passagens bíblicas que penetram mais profundo em nossa alma, que tratam daquilo que deve governar nossa mente, nosso coração e nossas atitudes para sermos verdadeiramente felizes.

405 visualizações

Série - A busca da felicidade em Cristo

20 lições com revista do aluno e do professor - EBD Igreja Batista Lindinópolis

Publicado em 28/02/2021 às 12h57

Esta material é baseado num estudo prelimilar que se iniciou com a leitura do livro "ESTUDOS NO SERMÃO DO MONTE" de Martyn Lloyd-Jones, e foi se aprofundando em outros autores como John Stott, D.A.Carson, Hernandes Dias Lopes, e algumas teologias sistemáticas como as de Wayne Grudem e Millard Erickson, e tomando um formato de estudo bíblico. O qual compilamos em um pequeno livreto que foi alvo de leitura em família. Ao ser revisado pelo nosso pastor Predro Chagas, ele se sentiu motivado a compartilharmos com a nossa Igreja Batista Lindinópolis (Ilhéus-BA), e iniciamos um processo de estruturação que cuminou em uma série de 20 lições para a Escola Bíblica Dominical, com revista do aluno, revista do professor, apresentações e transmissões pelo youtube. Normalmente no culto após a EBD o pastor revisita o tema trazendo uma aplicação pessoal para a igreja. 

1358 visualizações

Curso de formação de líderes de PGM

Grade curricular simplificada com download de conteúdo

Publicado em 28/12/2019 às 18h57

Curso de Formação de Líderes de PGM (Pequeno Grupo Multiplicador)

O presente curso tem o objetivo de ajudar as igrejas a estruturarem o treinamento de líderes para implantação de redes de PGM com base na visão da Igreja Multiplicadora (CBB). O curso foi dividido em três níveis.

2747 visualizações

Série Conflitos da Vida

11 estudos com temas atuais baseados nos conflitos da vida

Publicado em 27/12/2019 às 17h23

Série Conflitos da Vida

Esta série de 11 estudos para pequenos grupos foi elaborada no intuito de levar a Igreja local a perceber uma realidade de sofriemento e dor que muitas pessoas vêm passando, inclusive cristãos. O objetivo é despertar o cuidado mútuo no sentido de concientizar todos a estarem alertas as pessoas que clamam por ajuda, percebendo seus sinais e dando encaminhamento conforme a necessidade. Você pode perceber pelos estudos abaixo que se tratam de temas bastamente necessários e que a igreja precisa encarar com maturidade.

1089 visualizações