Série - A busca da felicidade em Cristo - para Pequenos Grupos (PGM)

Série adaptada para estudos de pequenos grupos

Publicado em 24/04/2022 às 08h50

A série de estudos "A busca da felicidade em Cristo", inicialmente adaptada para lições da Escola Bíblica, agora foi readaptada para pequenos grupos e estudos nos lares. 

84 visualizações

22. Um caráter edificado sobre a Rocha

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h53

Introdução | Ao encerrar o Sermão do Monte, Jesus apresenta uma parábola que resume o posicionamento de seus ouvintes em duas categorias: os que irão praticar os seus ensinos e os que não irão praticar. Para os praticantes, uma verdade recebida de uma forma que foi capaz de provocar mudança de vida (Mc 4:3-9). Uma fé forte o bastante para resistir as tempestades da vida, aos dias difíceis, algo enraizado em nós, uma base sólida capaz de nos fazer perseverar sob qualquer circunstância, na certeza de que Ele é a nossa fortaleza, a nossa rocha. Como ter esse caráter inabalável?

16 visualizações

21. Sal e luz, um caráter que flui de Deus

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h50

Introdução | Jesus afirmou: "Vós sois a luz do mundo". Mas também disse: "Eu sou a luz do mundo". O crente só funciona como "luz do mundo" porque sua fonte é Jesus, "a luz do mundo". Recebemos a luz e fomos feitos luz. Fomos transformados naquilo que Ele mesmo é. É essencial não nos esquecermos destes dois aspectos. Quando cremos no Evangelho recebemos luz. E agora refletimos esta luz, somos “filhos da luz” (Ef 5:8). Tudo que Deus nos pede Ele nos deu primeiro! A essência de Deus é se doar primeiro (1Jo 4:10). Um ciclo de paz, de verdade, de amor, que começa Nele, que preenche o nosso espírito, através do seu Espírito, e que se volta para Ele. O cristão recebeu perdão e perdoa facilmente, recebeu cura e deseja curar. Foi abençoado e deseja abençoar! Ele recebe de Deus e deseja compartilhar com seu igual e, Deus lhe dá mais ainda. Um ciclo onde cresce aquilo que você mais alimenta (Mt 13:12; Lc 8:18). 

15 visualizações

20. Sal e luz, um caráter que revela Cristo

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h47

Introdução | O bem-aventurado possui o caráter de Cristo. E assim como o sal que dá sabor ao alimento, e a luz que ilumina a escuridão, esse caráter é percebido pelo mundo, inclusive a ponto de incomodá-lo, porque revela o seu pecado. Mas Jesus nos alegra explicando que esse ódio e essa perseguição são naturais aos filhos de Deus porque assim também fizeram com Ele e com os profetas antes de nós. Jesus nos pede para não revidarmos, mas para pagarmos o mal com o bem, buscando influenciá-los a ponto que possam perceber o Seu amor em nós e desejem conhecê-Lo. Este é o sentido principal de “ser sal e luz”: um cristão que precisa viver de uma forma que revele Cristo ao mundo (Lc8:17; Mc 4:22). É acreditar no poder do Evangelho para salvar e transformar o perdido. É acreditar que tudo o que Jesus fez em nós, Ele pode fazer através de nós, no outro. Ser feliz é fazer o outro feliz, no sentido mais amplo do amor, a salvação de sua alma. Quanto mais cristãos verdadeiros, mais felizes seremos. Esse é o plano de Deus (Rm 8:29). Toda a criação em louvor e glória ao Criador (Sl 98).

14 visualizações

19. Porque grande é a recompensa nos céus

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h41

Introdução | Quando buscamos imitar a Cristo as perseguições são inevitáveis. Porém é aí que reside a glória de toda a nossa situação. Se porventura formos convocados a sofrer por Jesus é porque o caminho que estamos trilhando nos levará de volta para Ele. A convicção de que temos em nosso coração Aquele que é maior que tudo e todos (1Jo 4:4). Você é perseguido?

279 visualizações

18. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h38

Introdução | Chegamos à última bem-aventurança e é como se Jesus dissesse: "O prêmio por fazerem conforme tenho ensinado é a perseguição". Pode parecer desanimador e triste, mas a verdade é que todos que desejam ser semelhantes a Cristo serão perseguidos (2Tm 3:12). Tudo começou no Éden e perdura até hoje (1Jo 3:11-12). A história da igreja e os relatos bíblicos nos mostram que muitos cristãos foram odiados. Os apóstolos em geral tiveram mortes cruéis oriundas de perseguição. Por que esse ódio?

15 visualizações

17. Porque serão chamados filhos de Deus

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h30

Introdução | A verdadeira paz exige uma guerra constante contra os nossos verdadeiros inimigos. Aqueles que afligem a nossa alma. Por isso, Jesus vem provocando uma mudança interior profunda e definitiva dentro de nós. Assim, as circunstâncias da vida não poderão roubar a nossa paz. Uma paz que está além do visível, que se alimenta na fé, na esperança e no amor. Jesus tem nos ensinado a ter fé. Na incredulidade, somos inimigos de Deus e vivemos sem proposito porque ignoramos o nosso criador (Cl 1:21-23). Na desobediência, somos inimigos de nós mesmos, porque vivemos na própria pele as consequências do pecado (Gl 5:19-21). Escravos do medo, da culpa, da desesperança. No desamor somos inimigos uns dos outros, nos ferindo mutuamente (Tt 3:3).  O pacificador reestabeleceu a sua paz com o seu criador, consigo e com o seu igual. Ele ama a Deus, ama a si mesmo e ama o outro. Ele é um reconciliador porque Deus se reconciliou com ele (2Co 5:18-20). Ele busca a luz porque Deus o livrou das trevas (1Pe 2:9). Ele ama porque Deus o amou primeiro (1Jo 4:19). Ele tem a imagem do Pai! Ele tem o caráter do Irmão! O Espírito habita nele! Ele tem o DNA de Deus! Você se sente filho e herdeiro de Deus?

12 visualizações

16. Bem-aventurados os pacificadores

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h26

Introdução | O pacificador está em paz com Deus. Ele confia Nele, em Seu propósito, em Sua vontade, e tem com Ele uma amizade acima de todas as circunstâncias. Ele descansa debaixo das asas do seu Criador e deseja juntar todos os seus irmãos neste lugar de paz, assim como Jesus deseja (Lc 13:34). Você tem prazer no resgate do perdido? O momento do apelo te emociona?

14 visualizações

15. Porque verão a Deus

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h22

Introdução | Jesus está tratando o nosso caráter, purificando o nosso coração. Tirando a escuridão da nossa alma e mudando a nossa forma de enxergar o mundo (Mt 6:21-23). Agora, quando olhamos para a natureza, para o mar, para as estrelas, para o ser humano, quando olhamos para a criação, não conseguimos mais deixar de ver nela a marca de Deus (Sl 19:1). Não conseguimos mais deixar de ver Jesus em cada pessoa necessitada. De perceber na dor, no sofrimento, na angústia, o quanto precisamos do amor de Deus (Mt 25:40). Assim, como  não conseguimos mais deixar de ver em cada ato de desamor e divisão, seja nosso ou de nosso semelhante, a falta do agir do Espírito Santo de Deus no coração do homem. Os nossos olhos foram abertos, Jesus está nos transformando, nos santificando, nos preparando para estar na presença de Deus. A sua forma de olhar o mundo mudou após sua conversão?

13 visualizações

14. Bem-aventurados os puros de coração

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h13

Introdução | O puro de coração nasce do “choro” daquele que tomou consciência do pecado e suas consequências. Os seus olhos foram abertos e ele pode perceber sua natureza, sua vontade corrompida. Ele está arrependido porque encheu o seu coração de coisas que para Deus não tem valor e agora ele deseja limpar seu coração de tudo que o afasta de Deus. O que nos afasta de Deus?

11 visualizações

13. Porque obterão misericórdia

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h08

Introdução | Ser aceito, ser perdoado, ser amado, apesar de minhas falhas, é o que eu mais preciso de Deus (Rm 7:24). Sem a Sua misericórdia eu estaria condenado, na escuridão do reino de Satanás. Mas Ele me resgatou das trevas, me trouxe para o reino do seu querido Filho (Cl 1: 13). Eu estava sujo, fraco, ferido, perdido, era Seu inimigo, mas Ele me amou e agiu em meu favor, não me castigando conforme eu merecia (Sl 103:8-10). Como Deus é misericordioso! Ele não me julgou, mas me ajudou, para que eu tivesse tempo de me arrepender, de aprender, de mudar, de me transformar segundo a imagem de Seu amado filho. E Jesus agiu da mesma forma. Mostrando amor aos fracos e dando forças aos desanimados, como havia sido profetizado (Is 42:3). Ele não veio para condenar o mundo, mas para salvá-lo (Jo 3:17). Jesus não veio humilhar o pecador, mas convencê-lo a abandonar sua vida de pecado (Jo 8:11). Você é misericordioso(a) ?

15 visualizações

12. Bem-aventurados os misericordiosos

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h00

Introdução | Jesus vem nos socorrendo em nossa miséria.  Nos sentamos à mesa com Ele e estamos saciados, nos sentindo aceitos, perdoados e amados. Será que este filho está disposto a compartilhar tudo que recebeu do Pai com seus irmãos? Certamente sim! Quando Jesus transforma nosso caráter, algo extraordinário acontece em nossos relacionamentos. É o Espírito Santo operando, nos ajudando, nos enchendo de gratidão e disposição (Sl 30:11-12; 116:12). O salvo deseja salvar, o curado, curar, o liberto, libertar.

14 visualizações

11. Porque serão saciados

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 13h33

Introdução | O faminto é convidado a sentar-se à mesa com o Pai (Mt 11:28). A ocupar um lugar de honra como filho e herdeiro de Deus (Gl 4:6-7; Jo 1:12). Ele está sendo saciado com o caráter de Cristo. Seu coração está cheio de fé, na esperança de que pode amar com o amor de Jesus. Ele está buscando a justiça de Deus e todas as demais coisas lhe estão sendo acrescentadas. 

 

11 visualizações

10. Bem-aventurados os que tem forme e sede

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 13h08

Introdução | A “fome e sede” descrita aqui só é possível àqueles que entenderam que sua real condição espiritual é miserável (Rm 7:24; Ap 3:17). E ao se reconhecerem perdidos, pecadores e doentes, percebem sua real necessidade de Cristo (Mc 2:17; Lc 18:9-14). O primeiro passo para a cura é reconhecer que estamos doentes! Qual a sua condição espiritual? 

15 visualizações

09. Porque herdarão a Terra

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 13h02

Introdução | A promessa desta terceira bem-aventurança é para aqueles de desistiram de lutar contra seu semelhante pelos tesouros desta Terra, desistiram de serem “donos” do mundo. Para aqueles que entenderam que o Criador deseja que suas criaturas desfrutem de toda a criação em harmonia. Para aqueles que não querem viver relacionamentos baseados no domínio, na imposição, na competição, no confrontamento e desejam viver relacionamentos saudáveis, amando e cuidando de tudo que Deus criou e ama. Você ama tudo que Deus ama?

22 visualizações

08. Bem-aventurados os mansos

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 12h58

Introdução | Nessa terceira bem-aventurança Jesus vai nos pedir para olhar “para o lado”, para o outro. Uma necessidade de entender que Deus ama toda a Sua criação, um amor plural, um Pai que não é “meu”, mas é “nosso” (Mt 6:9-13). Jesus está falando com aqueles que se sentem filhos únicos de Deus e alvos exclusivos de Seu amor. Aqueles que se sentem maiores, mais dignos ou superiores que os outros. Quem é o meu próximo?

43 visualizações

07. Porque serão consolados

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 12h46

Introdução | A promessa da segunda bem-aventurança é para aqueles que se consideram sujos e miseráveis diante de Deus (Sl 51:6-7, Rm 7:18-24). Para aqueles que lutam arduamente para renunciar a sua própria natureza. Não simplesmente pela obediência em si, mas porque entende na disciplina do Pai a proteção, o cuidado e o amor Dele, nos ensinando a viver uma vida plena. Para aqueles que buscam o perdão em Cristo, porque sabem que ao ocultarmos ou encobrirmos nossos pecados, esse silêncio oprime nossa alma e nos deixa doentes (Sl 32). Mas, na confissão sincera, Cristo nos purifica de todo mal (1 Jo 1:9). Ele nos envia o Espírito Santo que nos ajuda, nos consola e nos fortalece. Quem é o Espírito Santo?

58 visualizações

06. Bem-aventurados os que choram

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 17/04/2022 às 20h52

Introdução | Ao “que chora” é revelado que o grande Deus onipotente é também o santo Deus onisciente. O Todo-poderoso habita num “alto e santo lugar”, mas também pode habitar dentro de nós de forma íntima e pessoal (Is 57:15). Ele conhece todos os nossos pensamentos, sendo impossível se esconder de Sua presença (Sl 139:1-5,7,14). Mais do que isso, Ele deseja que sejamos santos, como Ele é santo (1 Pe 1:15-16). Essa fé o leva a um profundo desejo de que Deus retire dele tudo aquilo que O desagrada, que possa impedi-lo de estar em Sua presença (Sl 139:23-24). Ele deseja viver em santidade, mas descobrirá em seu próprio umbigo o seu maior inimigo. Que inimigo é esse?

 

41 visualizações

05. Porque deles é o Reino dos céus

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 12/04/2022 às 10h31

Introdução | A promessa da primeira bem-aventurança separa aqueles cujo propósito de vida está na Terra ou nos Céus. Tudo que se segue está relacionado ao reino onde Cristo é o Senhor. Uma nova forma de pensar, de sentir e de agir. Quais são os tesouros que você mais aprecia? Eles estão na Terra ou nos Céus? São passageiros ou eternos?

42 visualizações

04. Bem-aventurados os humildes de espírito

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 12/04/2022 às 10h30

Introdução | Esta primeira bem-aventurança nos chama a refletir: Quem eu sou diante de Deus? A forma como você se relaciona com Deus definirá a sua relação consigo mesmo e com o outro. Sua resposta vai revelar a medida da sua fé. Pois “sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que Ele existe...” (Hb 11:6). E, mesmo sem vê-Lo (Hb 11:1), crê que Ele “é o único Senhor” (Mc 12:29). Quanto mais fé, mais humildes de espírito seremos.

51 visualizações

03. Introdução às bem-aventuranças – o destinatário

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 12/04/2022 às 10h29

Introdução | O que motivou aquelas pessoas a ouvirem Jesus? Quais eram seus anseios, dilemas e dores? O mestre está tratando o caráter de seus ouvintes e consequentemente a forma como eles devem se relacionar com Deus, consigo mesmo e com o seu igual. Ele nos mostra as reais consequências de nossas escolhas num mundo rodeado de possibilidades e incertezas. Ele quer nos ajudar a superar as nossas crises mais profundas:

36 visualizações

02. Introdução às bem-aventuranças – a mensagem

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 12/04/2022 às 10h27

Introdução | O mensageiro dispensa apresentações, afinal, Jesus, o filho de Deus, está falando sobre a felicidade de sua criação, mais do que isso, ele vem ser a própria mensagem viva. Contudo, há algumas particularidades sobre a mensagem que podem nos ajudar a compreendê-la melhor...

47 visualizações

01. Introdução às bem-aventuranças – o tema

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 12/04/2022 às 10h23

Sermão do Monte

Introdução | O texto bíblico que vamos estudar nesta série é a primeira parte do Sermão do Monte (5:3-16). Nele, o próprio Jesus, vai nos apresentar o conceito divino de felicidade. Ele nos chama a refletir sobre tudo aquilo que deseja de nós como cidadãos do Seu Reino. Uma das passagens bíblicas que penetram mais profundo em nossa alma, que tratam daquilo que deve governar nossa mente, nosso coração e nossas atitudes para sermos verdadeiramente felizes.

61 visualizações

Série - A busca da felicidade em Cristo

20 lições com revista do aluno e do professor - EBD Igreja Batista Lindinópolis

Publicado em 28/02/2021 às 12h57

Esta material é baseado num estudo prelimilar que se iniciou com a leitura do livro "ESTUDOS NO SERMÃO DO MONTE" de Martyn Lloyd-Jones, e foi se aprofundando em outros autores como John Stott, D.A.Carson, Hernandes Dias Lopes, e algumas teologias sistemáticas como as de Wayne Grudem e Millard Erickson, e tomando um formato de estudo bíblico. O qual compilamos em um pequeno livreto que foi alvo de leitura em família. Ao ser revisado pelo nosso pastor Predro Chagas, ele se sentiu motivado a compartilharmos com a nossa Igreja Batista Lindinópolis (Ilhéus-BA), e iniciamos um processo de estruturação que cuminou em uma série de 20 lições para a Escola Bíblica Dominical, com revista do aluno, revista do professor, apresentações e transmissões pelo youtube. Normalmente no culto após a EBD o pastor revisita o tema trazendo uma aplicação pessoal para a igreja. 

713 visualizações

Curso de formação de líderes de PGM

Grade curricular simplificada com download de conteúdo

Publicado em 28/12/2019 às 18h57

Curso de Formação de Líderes de PGM (Pequeno Grupo Multiplicador)

O presente curso tem o objetivo de ajudar as igrejas a estruturarem o treinamento de líderes para implantação de redes de PGM com base na visão da Igreja Multiplicadora (CBB). O curso foi dividido em três níveis.

1833 visualizações

Série Conflitos da Vida

11 estudos com temas atuais baseados nos conflitos da vida

Publicado em 27/12/2019 às 17h23

Série Conflitos da Vida

Esta série de 11 estudos para pequenos grupos foi elaborada no intuito de levar a Igreja local a perceber uma realidade de sofriemento e dor que muitas pessoas vêm passando, inclusive cristãos. O objetivo é despertar o cuidado mútuo no sentido de concientizar todos a estarem alertas as pessoas que clamam por ajuda, percebendo seus sinais e dando encaminhamento conforme a necessidade. Você pode perceber pelos estudos abaixo que se tratam de temas bastamente necessários e que a igreja precisa encarar com maturidade.

733 visualizações