20. Sal e luz, um caráter que revela Cristo

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h47

1. TEMPO DE ORAR | 5 min
2. TEMPO DE CANTAR | 5 min
3. TEMPO DA PALAVRA | 30 min

 

13Vocês são o Sal da terra que a tornou suportável. Se perderem seu sabor, que acontecerá ao mundo? Vocês mesmos serão jogados fora e tratados como coisa sem valor. 14Vocês são a Luz do mundo - uma cidade sobre um monte, brilhando durante a noite para ser vista por todos. 15“Não escondam a Luz de vocês! 16Deixem que ela brilhe para todos; e que as boas obras de vocês brilhem para serem vistas por todos, de tal maneira que louvem o Pai celeste” (Mt 5:13-16).

Introdução | O bem-aventurado possui o caráter de Cristo. E assim como o sal que dá sabor ao alimento, e a luz que ilumina a escuridão, esse caráter é percebido pelo mundo, inclusive a ponto de incomodá-lo, porque revela o seu pecado. Mas Jesus nos alegra explicando que esse ódio e essa perseguição são naturais aos filhos de Deus porque assim também fizeram com Ele e com os profetas antes de nós. Jesus nos pede para não revidarmos, mas para pagarmos o mal com o bem, buscando influenciá-los a ponto que possam perceber o Seu amor em nós e desejem conhecê-Lo. Este é o sentido principal de “ser sal e luz”: um cristão que precisa viver de uma forma que revele Cristo ao mundo (Lc8:17; Mc 4:22). É acreditar no poder do Evangelho para salvar e transformar o perdido. É acreditar que tudo o que Jesus fez em nós, Ele pode fazer através de nós, no outro. Ser feliz é fazer o outro feliz, no sentido mais amplo do amor, a salvação de sua alma. Quanto mais cristãos verdadeiros, mais felizes seremos. Esse é o plano de Deus (Rm 8:29). Toda a criação em louvor e glória ao Criador (Sl 98).

O sal revela o sabor do viver em Cristo | O bem-aventurado recebeu um novo apetite. Sua dieta é a justiça de Deus. Os desejos da carne foram substituídos pelos manjares dos céus. Uma nova vida, com uma nova alegria, um novo tempero, um novo sabor. Ser "sal da terra" é mostrar ao mundo o delicioso sabor de ser cristão! Que ao considerar sua conduta possam dizer: "Há algo de diferente nele!". Ser sal é viver de um modo que possam dizer a seu respeito: “ele é um cristão verdadeiro”. De um modo que Deus seja glorificado através da sua história. O indivíduo que tenta falar de Jesus sem experimentá-Lo é hipócrita. É uma tragédia quando nossas vidas desmentem nossas palavras. O que fazemos não combina com o que dizemos e a mensagem é ignorada. O cristão precisa ser uma carta aberta, onde as suas atitudes revelem Cristo (2Co 3:2-3). Viver um cristianismo que não gera nas pessoas esta percepção, não faz sentido. É como um sal inútil que não muda o sabor do alimento! O mundo está nos observando! Será que estão vendo em nós o caráter de Cristo? Nossas vidas servem de alerta para os seus erros e de esperança para as suas lutas? 

A luz revela a verdade de Cristo | Apesar de todo o conhecimento humano, a Bíblia continua proclamando, ao longo dos séculos, que o mundo precisa de luz. Por quê? Porque o mundo ama as trevas! A sua natureza corrompida ama a escuridão porque nela pode ocultar a sua maldade (Jo 3:19). Por isso, o homem precisa de uma nova natureza, que ame a luz e abomine as trevas. Ele precisa nascer de novo (Jo 3:7). Sozinho, ele jamais encontrará o caminho para Deus (2Tm 3:1-5,13). Por isso, o crente se encontra neste mundo: para lhe mostrar este caminho. Para apresentá-lo uma pessoa chamada Jesus Cristo de Nazaré. Ele é o próprio filho de Deus, e veio dos céus à terra a fim de "buscar e salvar o que estava perdido" (Lc 19:10). Ele nos oferece uma nova vida e uma nova natureza. Ser "luz do mundo" é, através do Evangelho, iluminar o caminho desse homem iludido para que ele perceba o abismo a sua frente e mude de direção. Para que ele entenda que Jesus é o único caminho que nos leva de volta ao Pai (Jo 14:6). O mundo jamais encontrará qualquer luz, exceto através do Evangelho da Verdade ao qual cremos e ensinamos. Essa é a razão de ser cristão (Fp 2:14-15; 1Pe 2:9). Qual a intensidade da sua luz? Ela está visível ou oculta?

A oração do que é sal e luz | Pai, o Teu Evangelho transformou a minha vida! Mas do que isso! Apenas depois de Ti ela passou a fazer sentido! Deus, eu não vou ser indiferente, não vou me ocultar, mas vou procurar viver de uma forma que o meu semelhante possa perceber Jesus em mim, até mesmo em meu silêncio. E ao conhecê-Lo que ele possa se sentir aceito, perdoado e amado por Ti, como eu me sinto. Senhor, me ajude a ser este facho de luz no horizonte, que traz esperança, a este mundo escuro, miserável e infeliz, para a Sua glória. Amém!
4. TEMPO DE COMPARTILHAR E ORAR | Ore pedindo a Deus que lhe livre de qualquer intenção de encobrir o fato de que você é crente, seja qual for o motivo. Que Ele lhe livre de tão contraditória e ilógica posição. Você nasceu para ser sal e luz. Que você seja um exemplo de cristão, que sua luz ilumine forte, brilhe longe, clareie o caminho, revelando Jesus a muitos, para a glória de Deus! 

 

339 visualizações