09. Porque herdarão a Terra

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 13h02

1. TEMPO DE ORAR | 5 min
2. TEMPO DE CANTAR | 5 min
3. TEMPO DA PALAVRA | 30 min

 

"...porque eles herdarão a terra" (Mateus 5:5).
 

Introdução | A promessa desta terceira bem-aventurança é para aqueles de desistiram de lutar contra seu semelhante pelos tesouros desta Terra, desistiram de serem “donos” do mundo. Para aqueles que entenderam que o Criador deseja que suas criaturas desfrutem de toda a criação em harmonia. Para aqueles que não querem viver relacionamentos baseados no domínio, na imposição, na competição, no confrontamento e desejam viver relacionamentos saudáveis, amando e cuidando de tudo que Deus criou e ama. Você ama tudo que Deus ama?

Vencendo a crise relacional | O manso está sempre alerta em sua relação com as pessoas (Sl 37:8). Ele sabe do prazer do inimigo em criar discórdia (Pv 6:16-19; Tt 3:3) distanciando as pessoas de Deus (Is 59:2). Mas também sabe que a Verdade de Deus é a única que liberta (Jo 8:32). Por isso, ele pede ao Espírito Santo sabedoria nas relações humanas. Ele não vê o outro com superioridade, mas pelo contrário, reconhece diante dele que também é pecador. O manso não é uma pessoa que não se envolve em nenhuma discussão ou conflito. Que não entende a importância de certas revoluções, reformas ou transformações sociais. Conivente com tudo, sem opinião e que quer paz a qualquer preço. Na verdade, o manso é alguém que acredita e defende com tal empenho a Verdade que se dispõe até a morrer por ela, se for necessário. Moisés, considerado "o homem mais manso da terra" (Nm 12:3), ao perceber a idolatria de seu povo, ficou furioso, quebrou as tábuas da Lei e ordenou o massacre que culminou na morte de cerca de 3000 israelitas (Ex 32:19-20, 26-28). Jesus era manso e mesmo assim precisou ser enérgico porque estavam transformando a casa de Deus num "covil de ladrões" (Mc 11:15-17; Jo 2:15). O manso suporta as calúnias, as agressões, as perseguições, sem revidar, não se inflamando facilmente. Ele renuncia a seus “direitos”, se preciso for, para reestabelecer a paz. O manso sabe que ninguém pode resistir ao amor de Deus. Ele procura, com todas as suas forças, e no poder do Espírito Santo, não só suportar, mas surpreender retribuindo o ódio com amor e a violência com paz (Rm 12:17-21 e Mt 5:39-44). O desejo do manso é que o mundo perceba algo de diferente nele e assim possa desejar o “seu” Cristo (Jo 13:35, Rm 15:2).
 

A felicidade de amar e ser amado | Felizes são aqueles que vivem para aquilo que foram criados. Que entendem o sentido da vida, que cumprem a sua missão, o seu propósito. Deus é amor! Deus nos criou para viver o amor de Cristo (Ef. 2:10). Para amarmos uns aos outros. Quando praticamos uma ação de amor, sem esperar nada em troca, nosso corpo é inundado com ocitocina. Este hormônio nos dá uma sensação de bem-estar, diminui o estresse, a ansiedade, entre diversos outros benefícios. Ele é produzido não apenas em quem faz a boa ação, mas também naquele que recebe e até naquele que observa. Fomos feitos para fazer o bem! O amor faz bem a todos! Não apenas ao corpo, mas especialmente à alma. Felizes são aqueles que pacificamente se submetem a Deus e à Sua Palavra. Aqueles que cumprem o Seus planos e obedecem aos Seus mandamentos sem questionar. Aqueles que, como ovelhas, confiam em seu Pastor, mesmo quando Ele diz que para receber é preciso dar, que para ser o primeiro é preciso ser o último. No reino de Deus, liderar é servir! Aqueles que agem com paciência, com tolerância, domínio próprio, amam a paz e perdoam facilmente, sempre priorizando as almas. Tudo para honra e glória de Deus! Estes herdarão em Cristo tudo aquilo que neste mundo não pode ser comprado.

A oração do manso | Pai, eu me submeto a Ti e a Sua Palavra incondicionalmente! Eu vou procurar ser manso, lutando todos os dias contra minha carne, tentando vencer o meu egoísmo. Vou amar meu semelhante incondicionalmente, procurando ter com ele a mesma misericórdia que o Senhor teve comigo. Vou procurar defender a nossa alma do pecado guardando aquilo que é mais precioso para nós: a Tua presença. Obrigado Deus, por me amar assim! Eu sei que não mereço! O seu amor me constrange! Espírito Santo me ajude a amar como Jesus!

4. TEMPO DE COMPARTILHAR E ORAR | A mansidão não é possível ao homem natural e não pode ser confundido com temperamento ou personalidade. Não é nenhum atributo herdado ou aprendido. Não é ser uma pessoa calma, tímida, quieta, pacata, gentil ou educada. Ela é fruto do agir do Espírito Santo em nós (Gl 5:22-23). Nos ajudando a dominar o velho homem, seu egoísmo, suas paixões e excessos. Ore pedindo mansidão ao Espírito Santo, só ele pode nos dá. 
 

323 visualizações