01. Jesus e a Lei

O Evangelho de Jesus e a Lei de Moisés | Série: Jesus e os dez mandamentos

Publicado em 19/09/2022 às 22h58

17Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. 18Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. 19Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. 20Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus. (Mateus 5:17-20).

 

Introdução | Depois de revelar que somos “bem-aventurados” (v.3-12) e que devemos viver como “sal da terra” e “luz do mundo” (v.13-16), Jesus abre uma nova sessão do seu sermão com diversas questões práticas a este respeito (v.17-48). É interessante observar que estes ensinos serão extraídos da própria Lei de Moisés: “Assim vos diziam os antigos”. Entretanto, Jesus desejava ensiná-los a partir de uma nova abordagem: “Eu, porém, lhes digo”. O que Jesus desejava mudar? Havia algo de errado com a Lei? Algo a acrescentar? Jesus vai esclarecer três questões fundamentais a este respeito:

A Lei ainda é válida? (v.17-18) | A Lei foi “escrita pelo dedo de Deus” em duas “tábuas de pedra” (Ex.31:18). Deus foi o próprio legislador. A Lei reflete o caráter do próprio Deus. E Deus não muda (Tg 1:17; Ml 3:6). A Lei é tão eterna quanto o próprio Deus. Ela não somente nos mostra o que Deus quer, mas o que Deus é. Ela nos fala o que Ele ama e o que Ele odeia. Por isso, Jesus afirma: “não vim para revogar [a Lei]” (v.17). E diz ainda: “até que o céu e a terra passem”, nada será mudado (v.18). É possível perceber ao longo do sermão que Jesus se refere ao aspecto moral da Lei, aquele que revela quem é Deus e o que ele espera de nós. Paulo esclarece: “a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom” (Rm.7:12). O Evangelho não veio substituir o AT, mas, antes o cumprir, à medida que a vida e o ministério de Jesus completam e esclarecem a vontade de Deus para nós.

Ex 31:18 | E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.
Tg 1:17 | Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.
Ml 3:6 | Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
Rm 7:12 | Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.

 

Preciso obedecer a Lei? (v.19) | Tudo que Jesus ensinou estava em perfeita harmonia com a Lei de Moisés e as advertências dos profetas. E mais do que isso, ele mesmo cumpriu perfeitamente cada um dos mandamentos. Ele afirma que seus discípulos deveriam ensinar e praticá-los a fim de serem maiores no seu Reino (v.19). Assim ele orientou o jovem rico (Mt.19:16-22). Assim também fez Paulo (At 24:14).

Mt 5:19 | Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.
Mt 19:16-2216E eis que alguém, aproximando-se, lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna? 17Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. 18E ele lhe perguntou: Quais? Respondeu Jesus: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho; 19honra a teu pai e a tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo. 20Replicou-lhe o jovem: Tudo isso tenho observado; que me falta ainda? 21Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. 22Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades.
At 24:14 | Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas,

 

Como devo interpretar a Lei? (v.20) | Jesus não está criticando a Lei, mas, a forma meticulosa, literal, legalista e exterior como os líderes religiosos a estavam interpretando, ensinando e praticando. Seus corações estavam cheios de hipocrisia e iniquidade (Mt.23:27-28). Estavam mais interessados em agradar a homens do que a Deus (Mt 23:5). A “sua Lei” não refletia a essência da vontade de Deus entregue a Moisés no monte Sinai (Mt 15:6). Tiraram o verdadeiro espírito da Lei (Dt 6:5;Sl.40:8;119:11). Jesus vai alertar que esta forma é inferior, porque não reflete a verdadeira justiça de Deus (v.20). Vai mostrar que a Lei e os Profetas encontram seu perfeito cumprimento na perfeição do Pai, que é o alvo que todos nós devemos buscar (v.48). O Evangelho de Jesus tem como alvo um coração transformado (Rm.6:17; 2Co.5:17). Jesus é o verdadeiro intérprete da lei.

Mt 5:20 | Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.
Mt. 23:27-2827Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! 28Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
Mt 23:5 | Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas.
Mt 15:6 | esse jamais honrará a seu pai ou a sua mãe. E, assim, invalidastes a palavra de Deus, por causa da vossa tradição.
Dt 6:5 | Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.
Sl 40:8 | agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei.
Sl 119:11 | Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.
Mt 5:48 | Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.
Rm 6:17 | Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues;
2Co 5:17 | E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

 

Conclusão | Ore pedindo a Deus que mantenha sua Lei, não escrita em tábuas de pedra, mas escrita em nossa mente e em nosso coração. Ser como Jesus, deve ser nosso maior desejo. Nele toda a Lei se cumpre. Quando depositamos nossa fé em Jesus como nosso Salvador, não estamos mais sob o jugo da Lei, mas somos salvos pela graça e obedecemos em gratidão por seu grande amor revelado na cruz do Calvário por nós (2Jo 6). 
 

2Jo 1:6 | E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor.
492 visualizações