03. O Deus o único e verdadeiro

I Não terás outros deuses diante de mim | Série: Jesus e os dez mandamentos

Publicado em 20/09/2022 às 00h00

Não terás outros deuses diante de mim (Êxodo 20:3).


Introdução | Este é o primeiro mandamento da aliança. Ele estabelece a base para todos os demais. E Deus nos pede exclusividade, nos pede tudo! Quem é este Deus? Por que eu devo adorá-lo? Posso confiar Nele? 

O Deus criador | Apenas o Criador teria essa autoridade sob sua criação. O princípio de toda injustiça é a criatura não dar a glória devida ao seu Criador. Este mandamento é sobre adorar o Deus certo, “o único Deus verdadeiro” (Jo 17:3). Qualquer deus que não fosse o Criador, seria criação, e assim, existiria outro mais poderoso que ele! Logo, não seria Deus. Apenas o Deus que criou, sustenta e governa todas as coisas poderia pedir total exclusividade de nossa adoração. Você se reconhece criatura de Deus?

Uma aliança baseada na fé | Deus sabia que a aliança, para ser preservada, deveria ter como base a fé e a confiança plena Nele, o único capaz de garanti-la sob toda e qualquer circunstância. Todavia, Ele não dividiria sua glória com nada e ninguém, Ele não seria mais “um” deus, mas seria “o” Deus de Israel, e não esperava de seu povo nada mesmos do que total lealdade e fidelidade. Um amor verdadeiro “de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças” (Dt 6:4-5). Como está a sua fé?

O Deus real | Deus não queria uma fé cega. Ele queria que o povo reconhecesse a manifestação do Seu poder, da Sua justiça e da Sua misericórdia ao longo da vida de cada um deles. Que olhassem para trás, e lembrassem dos momentos difíceis, dos dias de opressão, dos dias de guerra, de fome, de dor, de luta, do mar imponente à sua frente, dos dias que pareciam insuperáveis. E que percebessem que em todos estes momentos Deus estava com eles, cuidando deles. E pudessem dizer: “Este é o Deus que nos tirou do Egito, da terra da escravidão!” O Deus que nunca dorme, nunca nos esquece, que jamais nos abandona! Ele é real (Js 1:9)!

O que você mais ama na vida? | Todos nós de certa forma temos um “deus”. Não é difícil descobrir. Pense honestamente naquilo que você mais ama, naquilo que você mais confia. Este é o seu “deus”, o que te governa, o que te domina (Mt.6:21). Mas saiba, não é possível amar o Deus da Aliança, e querer amar outro “deus” ao mesmo tempo. Um coração dividido jamais pode amar a Deus de forma plena (Mt.6:24). É preciso escolher hoje a quem servir! Porque: “eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” (Js.24:15).

O que o mandamento rejeita? | A arrogância dos que desejam viver por suas próprias forças, desprezando o amor de Deus (Jo 3:16-17). A indiferença dos que dizem acreditar em Deus, mas que vivem como se Ele não existisse, porque não O procuram. A incredulidade daqueles que dizem que Ele é poderoso, mas que se desesperam diante das lutas. Toda a aversão à Deus.
 

Conclusão | Que possamos receber em amor a doce advertência do apóstolo: “Meus filhinhos, se afastem de qualquer coisa que possa tomar o lugar de Deus no coração de vocês” (1Jo 5:21a). Que possamos amar a Deus por inteiro. Sabendo que o verdadeiro amor a Deus nos leva a amar a  Cristo. Cristo é a maior expressão do amor de Deus. Negar isso é o mesmo que negar a Deus. Jesus é o único caminho de volta pra Deus (Jo.14:6). 
 

317 visualizações