04. O Deus incomparável

II - Não farás para ti imagem de escultura | Série: Jesus e os dez mandamentos

Publicado em 20/09/2022 às 00h06

 4Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem 6e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. (Êx 20:4-6).


Introdução | Depois de falar da adoração ao Deus certo, agora o segundo mandamento vai falar sobre a adoração da maneira certa, da forma que o próprio Deus ordenou. Tudo o mais é falsa adoração! Uma adoração que deve ser “em espírito e em verdade” (Jo 4:24). Qual o problema da imagem?


Deus é Espírito | Deus não possui corpo físico, Ele não é constituído de qualquer tipo de matéria presente na criação. Isso significa que não devemos pensar nele como possuindo dimensões, formas, ou qualquer caraterística que remeta a uma “imagem”. Todas estas coisas, “no céu, na terra ou no mar”, seja criatura ou criação, são representações inferiores do Criador e não podem descrevê-Lo ou representá-Lo (v.4). O problema da imagem é que quando nos apegamos ao material, ao visível, nos afastamos do espiritual, do invisível, e assim nos afastamos da verdade, adorando a criatura e não ao Criador (Rm 1:25). Não posso me apegar a nada?

O Deus zeloso | A adoração tem como efeito transformar o adorador naquilo que ele adora. É no aspecto negativo desse princípio que Deus está extremamente preocupado neste mandamento. A adoração a ídolos nos torna espiritualmente semelhantes a eles: sem vida, sem sentimentos, cegos, surdos e mudos (Sl 115:4-8). Os deuses deste mundo são fracos, quanto mais os adoramos mais fraco ficamos. A idolatria está na raiz de todos os pecados, porque confiar em ídolos é o mesmo que não confiar em Deus. A imagem satisfaz os olhos, mas nos distraem, nos impedem de ouvir a voz de Deus. Quanto mais perto dos ídolos, mais distante de Deus. Não se engane, não se confunda! Esta idolatria, quando entra em nossa família, pode corromper e escravizar gerações (v.5). Mas aqueles que “amam e guardam” os mandamentos de Deus, serão abençoados até “mil gerações” (v.6). 

Como posso conhecer a Deus? | Jesus é a imagem perfeita do Deus invisível (Cl 1:15). A verdadeira adoração a Deus só é possível através dele. A Bíblia diz que “ninguém jamais viu a Deus, mas o Filho Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido” (Jo 1:18). Jesus Cristo é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata dele (Hb 1:3). “Quem vê a mim vê o Pai” (Jo 14:9).

Como posso adorar a Deus? | Não precisamos “fazer” uma imagem de Deus, precisamos “ser” (1Jo 4:12). Fomos feitos para ser como Deus, um caráter que reflita a Sua glória. Em vez de querer “fazer” Deus à nossa própria imagem, precisamos ser refeitos à imagem Dele. Devemos fazer de nossa própria imagem a adoração devida a Deus. E para isso devemos imitar a Cristo. Ele é nossa referência. “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus” (Fp 2:5). “O primeiro de muitos irmãos” (Rm 8:29).

Conclusão | Muitos estão fascinados pelos ídolos deste mundo. Querem fazer Deus a sua própria imagem. Quantas imitações do verdadeiro “rosto” de Deus. Feche os olhos! Ore, diga a Deus que tudo que você precisa é ouvir a Sua voz. Peça que Ele te liberte de toda idolatria. Diga que existe um lugar de primazia em seu coração que pertence somente a Ele. “Ninguém é capaz de fazer as coisas que Tu fazes!” (Sl 86:8). 
 

301 visualizações